08 março 2007

As 8 metas do milênio

Líderes de todo o mundo no ano de 2000 concordaram em uma visão para o futuro. Uma caminhada conjunta onde está se fazendo o esforço para ...


1. Acabar com a fome e a miséria

2. Educação básica e de qualidade para todos

3. Igualdade entre sexos e valorização da mulher

4. Reduzir a mortalidade infantil

5. Melhorar a saúde das gestantes

6. Combater a aids, a malária e outras doenças

7. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente

8. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento

Estas metas foram aprovadas por 191 países da ONU, em Nova Iorque, na maior reunião de dirigentes mundiais de todos os tempos. Estiverem presentes 124 Chefes de Estado e de Governo. Todos estes países, inclusive o Brasil, se comprometeram a cumprir os 8 objetivos até 2015.

Neste dia instituído como da mulher, onde muitas pessoas se saudaram, receberam flores, fiquei pensando em algo que pudesse realmente traduzir o significado deste dia, ao menos pra mim, minha concepção talvez ainda tão sonhadora. Não consegui não deixar de pensar nessas metas.

Ser mulher nos dias de hoje requer pensar nestas metas, requer pensar no meu papel neste mundo aqui. É exatamente por isso que luto, eu, uma zirila, entre tantas que passam pelas ruas todos os dias. Essas metas correspondem aos passos iniciais e ao mesmo tempo tão complexos. Passos de bebê, mas com tamanha responsabilidade frente ao mundo em que vivemos e que deixaremos tão logo.

Fiquei entre tantos outros pensamentos o dia todo matutando em escrever algo que pensasse ser significativo, algo tão difícil em um mundo onde a palavra lutar diluiu-se e foi incorporado ao cotidiano das pessoas pela simples força-tarefa da sobrevivência.

Fico aqui a pensar no meu papel, no nosso..

Tenho uma ponta de orgulho por ter já a intenção de luta, de rascunhar no papel projetos de um mundo melhor, de um desenvolvimento sustentável (palavra tão em voga, mas ainda tão mal interpretado por tantos em seu conceito mais fundamental). Rascunhar um desenvolvimento que ao pé da letra, tenha como fundamentos, o social, o econômico, cultural e ambiental. Continuo fazendo parte deste grande formigueiro mas certamente sempre e ainda muito inquieta pelo tanto de trabalho e orgulho de fazer parte desta massa.

Muito mais informações sobre as metas vc encontra aqui.
Leia, saiba, reflita, divulgue, junte-se às formiguinhas.
Seja uma.

2 comentários:

V&D disse...

Ei, menina!
Passei pra te ver.
Beijos e beijos,

Anônimo disse...

Cigana Zirilla

Gostei dessa tua reflexão, nós mulheres poderemos colaborar muito com as 8 metas do milênio, pois grande parte de nós é mãe. Daí a
nossa grande responsabilidade em
educar cidadãos com consciência
planetária.
beijos
Isabel (professora) 30/03/2008